Pedro Nonato da Costa nasceu em Alto Longá, (PI). É filho de Raimundo Nonato da Costa e de dona Maria dos Anjos Alves, é diretor Presidente da Fundação Nordestina do Cordel, é cantador, repentista, compositor, poeta cordelista, editor, ator e radialista.
Gravou 4 CD's de cantorias, vaquejada e causos, criou e realizou sete Festivais de Violeiros no Piauí de dezembro de 1989 à 1998. Pedro Costa ja percorreu este Brasil, pesquisando e divulgando a Cantoria e a Literatura de Cordel. Pertence a Academia de Letras do Vale do Longá, cadeira nº 20, Academia Nordestina do Cordel, cadeira nº 5 e Academia Brasielira de Literatura de Cordel, cadeira nº 39.
Pedro Costa reflete o sentimento do mundo nas páginas de sua "De Repente", revista bimestral que leva aos quatro cantos do planeta a historiografia da cultura popular, em verso e prosa, mantendo acesa a chama do amor pela essência que brota do sentimento popular que é literatura de cordel, depois do trabalho de Pedro Costa, mestre arte também do cantar. Ele não esquece a sua cidade Novo Santo Antônio, território desmembrado de Alto Longá, que formou o novo município.
Destaca-se como violeiro e pensando grande é criou a Fundação Nordestina de Cordel e a revista De Repente, hoje um órgão de difusão cultural não apenas do cordel, mas repositório de textos de imortais das diversas academias d letras brasileira de Escritores.
Pedro Costa foi eleito por maioria de votos para compor o Conselho Municipal e Estadual de Cultura do estado do Piauí, ao lado de talentos.
O ingresso do escritor e poeta lírico Pedro Costa no Conselho Estadual de Cultural veio a constituir-se em satisfação no seio das academias de letras regionais do Piauí que vêm desenvolvendo políticas de inclusão cultural no interior do Estado, sob o argumento de que a educação e a cultura não são mais privilégio de elites conservadoras, mas da grande massa humana que constitui o povo brasileiro nas favelas e vilas dos confins.
Estrofe do poeta Pedro Costa sobre o Meio Ambiente:
O Meio Ambiente é vida
Pra vida ser imponente
Precisa que agente haja
De maneira consciente
Cuidar da fauna e da flora
E todo meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário