Aos dezesseis anos já improvisava versos, mas fora duramente repreendido pela mãe, pondo fim uma carreira poética. Desde 1976 se dedica à literatura de cordel. Autor de vários folhetos de cordel, alguns premiados e com destaque na impresa nacional e internacional. Cordéis que focalizam o apocalipse figuram no corpo da tese de doutorado da professora Emmanuelle Delebosse, da Universidade Antilles Guyane, de Martinique, França.
Autor de canções gravadas pelos repentistas Antonio Jocélio e Zé Vicente. Tem um livro publicado, um no prelo e três inéditos. É correspondente da Revista Derepente e colaborador de jornal. Em 1987 fundou o Centro Cultural dos Cordelistas do Ceará - Cecordel, entidade que contribui sobremaneira para o enriquecimento do cordel no Nordeste. Atualmente, é presidente. No mesmo ano com apoio da iniciativa privada cria a Banca do Cordel, pioneira em praça pública no Brasil. Em 1988 estreou na Ceará Rádio Clube, com um programa sertanejo, destacando a poesia popular. Integra a equipe de locutores da Rádio Pitaguary-AM 1340.
Detém a medalha Leandro Gomes de Barros, outorgada pela Academia Brasileira de Literatura de Cordel e o "Prêmio Ceará de Literatura de Cordel". Bibliografia: "Canta Cordel" (2000); "Folclore Piauiense", (1977, apostila); "Festa na Roça" (1978, comédia folclórica). Recebeu da Casa de Arte ASAUF (UFC) o certificado "Cidadão 92", destacando-se como poeta da resistência, por ter contribuído com o Movimento de Poesias do Ceará do Pólo Cultural do Benfica. Em abril de 2003, através de Requerimento Nº 0842/03, de autoria do Vereador José Maria Pontes, recebeu da Câmara Municipal de Fortaleza "Votos de Congratulações" pelo lançamento de seu mais novo folheto, que trata da guerra declarada pelos Estados Unidos à nação iraquiana, e que tem como título "Monstro americano destrói inocentes no Iraque".
Em 2004, no Festival Internacional de Cantadores, em Quixadá - Ceará, foi outorgado pela Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com a Medalha de Mérito pelo reconhecimento do trabalho prestado em prol da literatura de cordel no Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário